Resumo – Habilidades e papeis dos Administradores com questões FGV
Olá, meus caros alunos!
Está chegando o concurso do TJTO, a se realizar por nossa famigerada FGV. Até o dia da prova, vou disponibilizar um resuminho de tópicos do edital, seguido de alguns exemplos em questão de como a banca pode cobrar. Vamos comigo?
Para hoje, separei o algumas explicações sobre papeis dos administradores. Então, sem perder tempo, veja o que você precisa saber e como podem vir as questões.
Abraço forte, sucesso e bons estudos!
Papéis do administrador.
As questões sobre este ponto são muito comuns e não saem muito do óbvio e, por mais que no edital seja mencionado “papeis”, acabam por incluir também as habilidades dos administradores.
Ao falar das habilidades do administrador, KATZ é enfático ao afirmar que o sucesso do administrador depende mais de seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços de personalidade. De qualquer forma, destacam-se habilidades típicas de gestão, que variam a depender da posição ocupada pelo gestor. São três tipos de habilidades requeridas dos administradores:
- Habilidade Técnica – consiste na utilização dos conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação; relaciona-se com a atividade específica do gerente. Por exemplo, a habilidade técnica de um diretor financeiro significa conhecer técnicas de fluxo de caixa, contabilidade, tesouraria, aplicações, orçamentos, etc.;
- Habilidade Humana – consiste na capacidade de trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz; abrange, portanto, a compreensão das necessidades, interesses e atitudes humanas. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas é a expressão da habilidade humana do gerente. Essas habilidades permitirão ao gerente motivar e liderar a sua equipe;
- Habilidade Conceitual – consiste na habilidade de compreender as complexidades da organização e do seu ambiente, bem como promover o ajustamento do comportamento das pessoas dentro dela. Essa habilidade permite que as pessoas se comportem de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades do seu grupo imediato. Envolve a capacidade do gerente de compreender e lidar com a complexidade de toda a organização e de formular estratégias, ou seja, a forma pela qual a organização vai se relacionar com o ambiente externo.
Essas habilidades são demandadas em diferentes proporções a depender do nível organizacional do administrador e de seu escopo de atuação. Uma das ideias mais importantes do modelo de Katz é que, conforme o gerente sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, enquanto a habilidade conceitual se torna mais necessária. Ainda que assim seja, em todos os níveis organizacionais mobilizam-se todas as habilidades, em maior ou menor grau.
O gráfico abaixo evidencia a interação e proporção de cada uma dessas habilidades entre os níveis institucional, tático e operacional:
Quanto aos papeis desempenhados pelos administradores, Mintzberg identifica três grupos principais, que se desdobram em dez espécies, assim discriminadas:
Abaixo, segue explicação do que vem a ser cada um dos papeis, considerada a taxonomia inicial em interpessoais, informacionais e decisórios:
Agora que você está apto a entender os conceitos elementares, vejamos como se sai na realização de questões selecionadas sobre o tema. Aproveita e me segue lá no Instagram, se ainda não o fez: @renatolacerdaprof.
Questões para fixação
Clique no link, baixe a lista e solicite as respostas no meu Instagram: @renatolacerdaprof
SITE – HABILIDADES E PAPEIS DO ADMINISTRADOR
Faça um Comentário