Concursos, Mini aulas, Vou ser colega do prof. Renato Lacerda no MPU

Os Processos de Gerenciamento de Projetos

Os processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução,  monitoramento e controle e encerramento.

Aqui segue um roteiro básico de estudos para você compreender o essencial para gabaritar este assunto na sua prova de Administração no concurso do Ministério Público da União e ser meu colega.

Fiquem ligados nos tópicos essenciais e realizem as questões do simulado que colocarei ao final desta miniaula.

Projetos são empreendimentos temporários/programados/finitos. Eles visam ao atendimento de certa necessidade ou resolução de problemas, gerando resultados singulares/únicos/exclusivos. Para seu correto equacionamento e visão sistêmica, é preciso que se compreenda que o ciclo de vida possui certas fases, que precisam ser gerenciadas  pela execução de uma série de atividades de gerenciamento. Melhor dizendo, o ciclo de vida deve ser gerenciado por processos de gerenciamento. Segundo o PMBOK 6ª edição, a que provavelmente será cobrada, há cinco grupos de processos, nos quais estão contidos 49 processos ao todo.

Você precisa saber de todos os 49 processos?

Claaaaaaro que não.

Só se você quiser passar, é claro. Cada um destes processos está contido em uma das 10 áreas de conhecimento ou gerências. Seguem informações importantes, retiradas do PMBOK e organizadas para facilitar seu entendimento da matéria:

  • Cada processo de gerenciamento de projetos produz uma ou mais saídas de uma ou mais entradas, usando técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos apropriadas.
  • A saída pode ser uma entrega ou um resultado.
  • Os resultados são um produto final de um processo.
  • Os processos de gerenciamento de projetos são aplicados globalmente em setores diferentes.
  • Os processos de gerenciamento de projetos são vinculados de forma logica pelas saídas que produzem.
  • Os processos podem conter atividades sobrepostas que ocorrem ao longo de todo o projeto.
  • A saída de um processo pode resultar em uma entrada para outro processo ou ainda, na entrega do projeto ou fase do projeto.
  • Os processos de gerenciamento de projetos estão vinculados por entradas e saídas especificas, em que o resultado de um processo pode tornar-se a entrada para outro processo que não esteja necessariamente no mesmo Grupo de Processos.
  • As iterações e interações entre os processos variam de acordo com as necessidades do projeto.
  • Há processos, portanto, que são usados uma única vez ou em pontos predefinidos.
  • Há processos que são executados periodicamente, conforme necessário.
  • Há processos que são realizados continuamente ao longo do projeto.
  • Os grupos de processos são independentes das fases do projeto.
  • Cada um dos processos é realizado por uma área de conhecimento específica, conforme quadro abaixo:

Para que fique ainda mais claro, organizo abaixo todos os processos do PMBOK 6ª edição por grupos.

 

PROCESSOS DE INICIAÇÃO: realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
·         Desenvolver o termo de abertura do projeto;

·         Identificar as partes interessadas.

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO: realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
·         Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;

·         Planejar o gerenciamento do escopo;

·         Coletar os requisitos;

·         Definir o escopo;

·         Criar a EAP;

·         Planejar o gerenciamento do cronograma;

·         Definir atividades;

·         Sequenciar atividades;

·         Estimar duração das atividades;

·         Desenvolver o cronograma;

·         Planejar o gerenciamento dos custos;

·         Estimar os custos;

·         Determinar o orçamento;

·         Planejar o gerenciamento da qualidade;

·         Planejar o gerenciamento dos recursos;

·         Planejar o gerenciamento das comunicações;

·         Planejar o gerenciamento dos riscos;

·         Identificar os riscos;

·         Realizar análise qualitativa dos riscos;

·         Realizar análise quantitativa dos riscos;

·         Planejar respostas aos riscos;

·         Planejar o gerenciamento das aquisições;

·         Planejar o gerenciamento das partes interessadas.

PROCESSOS DE EXECUÇÃO: realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto.
·         Dirigir e gerenciar o trabalho do projeto;

·         Gerenciar o conhecimento do projeto;

·         Gerenciar a qualidade;

·         Obter recursos;

·         Desenvolver a equipe do projeto;

·         Gerenciar a equipe do projeto;

·         Gerenciar as comunicações do projeto;

·         Implementar resposta aos riscos;

·         Conduzir as aquisições;

·         Gerenciar o engajamento das partes interessadas.

PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE: exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.
·         Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

·         Realizar o controle integrado de mudanças;

·         Validar o escopo;

·         Controlar o escopo;

·         Controlar o cronograma;

·         Controlar os custos;

·         Controlar a qualidade;

·         Controlar os recursos;

·         Monitorar as comunicações;

·         Monitorar os riscos;

·         Controlar as aquisições;

·         Monitorar o engajamento das partes interessadas.

PROCESSOS DE ENCERRAMENTO: realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato.

·         Encerrar o projeto ou fase;

·         Encerrar as aquisições.

 

Agora, vamos praticar para ver se vocês estão espertos? Vou pegar um pouco pesado para ter ideia se vocês estão pegando o fio de meada. Isso deverá ser um termômetro para sua revisão quanto ao tema, pois as questões poderão ter o mesmo nível e explorar os conhecimentos aqui aplicados. Divulgo as respostas com comentários no domingo!

Abraço, sucesso e bons estudos!

SIMULADO – QUESTÕES INÉDITAS – PROFESSOR RENATO LACERDA

  1. Os processos de gerenciamento de projetos são percorridos de modo uniforme ao longo de todo o ciclo de vida, sem variações entre o nível de atividades de cada grupo durantes as etapas do ciclo de vida.
  2. Os processos de iniciação identificam os diversos stakeholders de um projeto para sejam futuramente monitorados o grau de influências e engajamento das partes. É também do grupo de processo de iniciação a responsabilidade de desenvolver o termo de abertura do projeto que, uma vez aprovado, dá início formal ao projeto.
  3. O planejamento e o controle são processos executados ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, diferente dos processos de iniciação, execução e encerramento, uma vez que estes últimos possuem menor frequência e menor lapso temporal de execução.
  4. O processo “desenvolver o termo de abertura do projeto” (TAP) é caracterizado como um processo ongoing no gerenciamento de projetos.
  5. O processo de execução “conduzir aquisições” é caracterizado por ser um processo facultativo e, quando utilizado, periódico, conforme sua necessidade.
  6. O processo de planejamento “definir atividades” é realizado pela gerência de escopo e se refere a um processo que geralmente é realizado continuamente ao longo do projeto.
  7. O processo de execução “criar a EAP” tem como entrada o plano de gerenciamento do projeto e pode utilizar ferramentas e técnicas como decomposição e opiniões especializadas, gerando como uma de suas saídas o dicionário da EAP – um documento que fornece informações detalhadas sobre entregas, atividades e agendamento de cada componente da EAP.
  8. As gerências de Cronograma, Escopo e Custos só realizam processos de planejamento e controle.
  9. Considerando que cada projeto é único e possui certas particularidades, o PMBOK admite a prática de tailoring. Neste caso, por exemplo, gerente do projeto pode precisar ajustar a forma como os processos de Gerenciamento do Cronograma do Projeto são aplicados.
  10. Todas as áreas de conhecimento delimitadas pelo PMBOK 6ª edição executam pelo menos um processo de planejamento e um de controle.

2 Comentários

  1. Luiza Bussolo

    1 de outubro de 2018 at 18:31

    Eu só tenho a agradecer!!
    Professor, obrigada pela indicação da aula.
    Você é simples em sua didática, seguro do que está sendo transmitido.
    Obrigada!!
    Luiza Bussolo
    Brasília-DF

  2. Luiza Bussolo

    1 de outubro de 2018 at 18:35

    Professor, você tem curso de exercícios para o MPU?
    Estou seguindo suas postagens.
    Obrigada!

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