Questões comentadas

Questão 1 – Gespública

(CESPE/TCE-PR/2016) Com relação às dimensões do programa GESPÚBLICA, assinale a opção correta.

A O gerenciamento da qualidade do atendimento ao público é um aspecto que compõe a dimensão interesse público e cidadania.

Errado, pois esse aspecto está contemplado no critério ou dimensão “público-alvo”, que no Ciclo PCDA encontra-se na fase de PLANEJAMENTO (PLAN).

B O ciclo PDCA está representado no GESPÚBLICA pelos blocos e pelas dimensões que o compõem.

Correto, pois o sistema de avaliação no Modelo de Excelência em Gestão Pública do Gespública pressupõem um ciclo de melhoria contínua (PDCA) em que 8 critérios/dimensões de excelência são distribuídos em 4 fases/blocos sequencias, assim dispostas:

PLAN: 1. Governança; 2. Estratégias e Planos; 3. Público-alvo; 4. Interesse público e cidadania.

DO: 6. Pessoas; 7. Processos

CHECK: 8. Resultados

ACT: 5. Conhecimento e informação

C A estruturação do processo decisório de forma a favorecer a decisão célere, concertada e voltada para a geração de valor social é um aspecto que compõe a dimensão estratégias e planos.

Errado, pois, fundamentalmente, o critério “estratégias e planos” compreende os itens “formulação da estratégia” e “implementação da estratégia”. O enunciado pode ser verificado no critério ou dimensão da “governança”.

D As melhorias nos processos e a incorporação de inovações para assegurar alto desempenho institucional são aspectos contemplados na dimensão resultados.

Errado, pois está contemplado na dimensão “processos”.

E Aspectos relacionados a poder de governo e exercício de autoridade não estão contemplados nas dimensões previstas no GESPÚBLICA.

Errado, pois tais aspectos estão contemplados na dimensão “governança”

 

DICA DE ESTUDO:

Para aprofundamento no tema, recomendo que visitem o site do GESPÚBLICA: www.gespublica.gov.br. Há diversos do documentos disponíveis e, entre eles, recomendo fortemente a leitura do Instrumento para a Autoavaliação http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/gagp-250_pontos_novo.pdf .

Outra leitura obrigatória é o Decreto 5378/2005 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm

 

1 Comentário

  1. Joelma

    3 de Fevereiro de 2018 at 17:11

    Olá professor. Diante do novo Decreto 9094/17, a revogação do programa Gespública também revoga os MEGP e IAGPs?

Faça um Comentário