Questões comentadas

Questão 2 – Melhoria de Processos

(CESPE/MPENAP/2016) A melhoria contínua de um processo se baseia na entropia, que é uma das principais motivações para a identificação de necessidades de melhoria e uma característica própria de todos os sistemas.

Entropia é sim uma propriedade de todo e qualquer sistema, conforme postula a Teoria Sistêmica de Administração, que afirma ser todo sistema aberto e complexo, ainda que possa ser representado por meio de modelos e linguagem sintética.

Costumo dizer em sala de aula que a entropia é o “supositório” do CESPE. Sabe por que? Porque eles costumam “enfiar” em qualquer buraco da sua prova, em diversos contextos e nas várias matérias. Um supositório tende a ser desagradável, não é mesmo?!? Então! Entropia é algo ruim: quanto maior o nível de entropia, mais problemas há. Entropia, na verdade, representa o grau de desordem ou perda energética dos sistemas.

Usarei, assim como Bertalanffy, a analogia do ser humano: para realizar as funções metabólicas, nosso corpo, enquanto sistema, precisa de energia. Ao utilizá-la, dissipa-se uma parte, porém, é possível realizar atividades com menos desgaste energético. Nós não conseguimos deter o processo entrópico, razão pela qual iremos morrer! Todos nós! Antes disso, com sorte, veremos tudo cair (peito, bunda, desempenho e outras coisas…). As organizações podem deter esse processo, perdurando indefinidamente ao longo do tempo.

Se em alguma questão falarem em “entropia positiva”, entenda como um supositório “plus size”! O que se busca é a entropia negativa, ou ainda, a negentropia, que é o contrário da entropia.

Tomando por base a questão, é correto defender a entropia como uma das principais motivações para se promover a melhoria contínua. Se um processo “vai mal”, ou seja, possui entropia positiva, é porque está lento, com gastos elevados e desperdícios, apresenta “gargalos”… e se algo não está bem, precisa sim ser melhorado. Questão certa, perfeita, sem equívocos, linda de Deus!

Resolvi comentar essa questão pelo excessivo número de pedidos de explicação. Inequívoca, portanto, paradigmática e emblemática. Espero ter reduzido um pouquinho do seu grau de entropia no entendimento de Administração!

 

DICA DE ESTUDO: Para aprofundar no estudo sobre processos, recomendo a leitura do CBOK, o Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM.

Baixem esses dois artigos bem didáticos, que gosto bastante, ambos de GONÇALVES:

http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n4/v40n4a02.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n1/v40n1a02

Faça um Comentário