Concursos, Questões comentadas

Questões do Aulão de dicas – TST 2017

1. As organizações públicas e privadas guardam certas semelhanças, pois ambas possuem propósitos, visam alcançar resultados e submetem-se a princípios gerais de administração. Porém, certas peculiaridades da máquina pública diferenciam seu modelo de gestão, que conta com certas prerrogativas e sujeições. Acerca do tema, marque a alternativa INCORRETA.

(A) A continuidade da gestão é menor na gestão pública, seus dirigentes, em regra, atuam por mandato, o processo decisório é lento e há maior dificuldade de determinar seus stakeholders.
(B) Princípios gerais regem organizações públicas e privadas, a exemplo do princípio escalar, da autoridade e responsabilidade, da divisão e especialização do trabalho.
(C) Organizações públicas e privadas sujeitam-se às leis, que definem, respectivamente, o agir e o não agir delas.
(D) O processo administrativo é a soma das funções básicas da administração e aplica-se a organizações públicas e privadas de maneira análoga.
(E) O conceito de clientela nasce na gestão privada e, a partir da década de 80 passa a ganhar força na gestão pública, sob forte influência do capitalismo, do neoliberalismo econômico e na apropriação de conceitos do modelo de mercado.

2. Enquanto função administrativa, o planejamento se aplica ao setor público com certas peculiaridades, amoldando-se ao Poder Judiciário segundo orientações do Conselho Nacional de Justiça, que por meio de suas Resoluções, direciona à consolidação de uma Administração orientada a resultados e mais eficiente, eficaz e efetiva. Acerca do tema e das determinações exararas no âmbito do Judiciário, julgue os itens.
I – Deverá ser instituído em cada órgão do judiciário um Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, responsável pela implementação do planejamento e levantamentos de informações estratégicas, contando necessariamente com a presença de um estatístico.
II – O planejamento estratégico é obrigatório para cada órgão do judiciário. Poderá ser estabelecido planejamento no âmbito da Justiça do trabalho e, obrigatoriamente, deverá ser formulado o planejamento nacional.
III – O planejamentos no âmbito do judiciário deverá conter, minimamente, a missão, a visão, seus valores e macrodesafios.
IV – O Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica é subordinado ao Presidente e ao Corregedor, que o supervisionam.
V – O planejamento estratégico do Judiciário compreenderá um sexênio, abrangendo o lapso temporal de 2015 a 2020.
VI – As Metas Nacionais (MN) compreendem as Metas de Medição Contínuas (MMC) e as Metas de Medição Periódica (MMP), verificadas respectivamente, a cada cinco anos e em unidades de tempo predefinidas.

Estão corretas as alternativas:

(A) I, IV, V, VI
(B) I, II, III, IV, V, VI
(C) IV, V, VI
(D) I, III, V
(E) I, II, III, IV, VI

3. São princípios, e contribuições características do gerencialismo:
(A) modelo de mercado, controle de processos a priori, democracia, impessoalidade e meritocracia.
(B) modelo racional-legal, controle de resultados a posteriori, confiança limitada, democracia e cidadania.
(C) impessoalidade, meritocracia, transparência, accountability, contrato de gestão.
(D) modelo de mercado, controle de resultados a posteriori, rigor técnico, accountability, democracia, devolução de serviços.
(E) modelo de mercado, devolução de serviços, controle de resultados a posteriori, confiança limitada, accountability.

4. A gestão de processos e de projetos em organizações públicas integram o sistema de Gestão Estratégica e fornecem subsídios para a qualidade e excelência da gestão. Acerca do tema, marque a alternativa correta.
(A) projetos são empreendimentos temporários, cíclicos e que geram inovação e ampliação do sistema de gestão.
(B) dentre as ferramentas de análise e melhoria de processos, inclui-se o ciclo PDCA, que com base no Kaisen, busca a mudança revolucionário e inovação disruptiva dos processos de negócio.
(C) processo é uma sequência lógica de atividades, com início e fim bem definidos, que a partir de um input, gera resultados que atendam o excedam as expectativas dos clientes.
(D) o modelo de excelência da gestão pública conta com instrumentos para a avaliação em três níveis de maturidade, em que, entre seus critérios inclui-se o pensamento sistêmico.
(E) o nível de maturidade em gerenciamento de processos de negócios BPM mais avançado é o nível 4, ou seja, os processos encenados.

5. Projetos agregam valor às organizações por meio de resultados singulares, em empreendimentos programados. De acordo com a maior referência mundial em gerenciamento de projetos, a PMI, pôde-se afirmar:
I – O pmbok, guia não-prescritivo de gestão de projetos, aponta um corpo de conhecimentos da área em que defende-se um ciclo de vida, que permite a compreensão sistêmica do projeto, de seu início ao fim, por meio de um ciclo genérico de início, organização e preparo, execução, controle e encerramento.
II – OPM3 é uma unidade organizacional que pode assumir funções de gerenciamento direto de projetos, controle centralizado de todos os projetos da organização, assessoria e orientação às equipes de projetos e o alinhamento organizacional dos projetos em nível de portfólios.
III – o payback dos projetos é calculado em termos de tempo necessário para o retorno do valor inicial investido, não ultrapassando três anos e pode ser usado como medida de priorização de projetos e análise de viabilidade.
IV – Na gestão de riscos em projetos, admitem-se estratégias e planos de resposta para riscos identificados ou não previstos, que para ameaças, variam entre eliminação, mitigação, transferência e aceitação.

Estão corretas as alternativas:

(A) I, II, III, IV
(B) I, III
(C) I, II, III,
(D) III, IV, IV
(E) I

6. Com relação à gestão estratégica, mapa estratégico e balanced Scorecard, marque a alternativa INCORRETA:
(A) o mapa estratégico é ferramenta de comunicação que sumariza a estratégia e aponta a missão, visão, valores e as perspectivas financeira, dos clientes, dos processos e do aprendizado e crescimento.
(B) o BSC possui relação causal entre suas perspectivas e na base do sistema de gestão, por meio de medidas intangíveis gera valor tangível nas perspectivas superiores, culminando na perspectiva financeira.
(C) na análise SWOT avaliam-se o ambiente interno, com forças e fraquezas e o ambiente externo, com oportunidades e ameaças existentes tanto no micro quanto no macroambiente.
(D) a estratégia de desenvolvimento abarca ações de internacionalização, parcerias, expansão e inovação.
(E) a missão representa a razão de ser da organização, identificado seus propósitos atuais e futuros.

7. A estrutura organizacional do tipo linear tem como vantagem:
(A) acelera a decisão
(B) quebra o princípio da unidade de comando
(C) estabilidade e constância das relações formais
(D) autoridade linear baseada no comando único e direto
(E) unidade de comando torna o chefe um generalista

2 Comentários

  1. Erica

    16 de novembro de 2017 at 20:00

    Olá professor, não estou encontrando o gabarito

  2. wanderson

    17 de novembro de 2017 at 16:23

    Também não achei o gabarito do TST

Faça um Comentário