Concursos, Recursos

RECURSO TÉCNICO CLDF/2018

Para a galerinha que me pediu, segue aqui um modelo de recurso com fundamento para a CLDF/2018. O único que vejo uma remota possibilidade de provimento. Cabe lembrar que a FCC é casca grossa com essas revisões, ok.

Ainda assim, diante dos inúmeros pedidos, segue a minha argumentação.

PS: Vocês não podem copiar ipsis litteris ou anularão seu recurso. Usem a referência bibliográfica, mas não copiem meus argumentos. Parafraseiem.

RECURSO SOLICITANDO ANULAÇÃO DA QUESTÃO:

Assim defende CHIAVENATO (página 124):

A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. White e Lippitt fizeram uma pesquisa para analisar o impacto provocado por três diferentes estilos de liderança em meninos orientados para a execução de tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos e a cada seis semanas a direção de cada grupo era desenvolvida por líderes que utilizavam três estilos diferentes: a liderança autocrática, a liberal (laissez-faire) e a democrática.

Logo, segundo a bibliografia apresentada, a referia teoria de liderança atribui-se aos dois teóricos: White e Lippitt e não a Kurt Lewin.

Porém, em seu livro, MAXIMIANO defende o seguinte (página 217):

Kurt Lewin é considerado o pai da dinâmica de grupo. Seus estudos pioneiros, realizados no final da década de 30, tiveram um profundo impacto sobre a teoria e a prática da administração. Nesses estudos, foram formados grupos de estudantes de dez anos. Cada grupo foi submetido a três tipos diferentes de liderança: autoritário, democrático e liberal (laissez-Jaire).

Nem mesmo na bibliografia há consenso quanto ao autor da abordagem de liderança mencionada. Considerando que a banca não aponta a bibliografia de referência, a ambiguidade compromete o julgamento objetivo do item, razão pela qual solicita-se respeitosamente a anulação da questão.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral de Administração: uma visão abrangente da moderna administração nas organizações. – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. – 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

Faça um Comentário